quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Jeans que é bom....




Depois de tantos séculos, eis que retorno. Não... não me esqueci daqui, apenas estou atolado de coisas pra fazer. Esse último mês, realmente, foi puxado. Ainda bem. Muito trabalho, faculdade, tudo junto e ao mesmo tempo. Bom, neste post vou me dedicar ao meu ganha pão. O Jeans. Ele, tão simples, porém tão complexo, peça a qual ninguém consegue se desvencilhar. E como é confortável! Trabalhando em uma marca de jeans, comecei a mergulhar neste universo, que muitas vezes é deixado de lado, por ser algo que não é considerado autoral - autoral no caso é algo que está correlacionado à livre criação. O mercado não é tão maleável assim. Por isso, dentro de uma marca, é necessário correr por diversos caminhos até o público. Isso inclui desde o jeans 'basicão' até mesmo o 'premium', sem falar nos intermediários. Mas isso nem é preciso entrar em tantos detalhes, pois cada consumidor - no meu caso, de atacado - sabe muito bem o público que atende. E vai dele, saber o que comprar e como comprar. Mas, há de se pensar na qualidade e acima disso na confortabilidade de se vestir um jeans, portanto a modelagem é essencial. Presencio de perto, todos os dias, como é difícil a vida de um(a) modelista. Eles realmente são mestres, sem eles nao adianta comandar um monte de piloteiras e dizer simplesmente: "costurem!". Sem falar que são os tradutores dos estilistas, cuja função é trazer o novo - ou não - para conquistar a atenção dos consumidores. Falando um pouco dos tão falados estilistas, são figuras fantásticas, pelo menos com os que convivo. Aprendo algo novo a cada dia. Dois grandes nomes do mercado que me impressionam pela capacidade criativa e de assimilação de um fluxo enorme de peças. Peças essas que devem ser coordenadas, - dae entro eu e minha chefe - para que tudo saia dentro dos conformes, com os devidos aviamentos, aplicações, artes gráficas, tecidos, enfim, toda a finalização. É fantástico flutuar por esse universo e perceber que aquele jeans que você, ao olhar numa vitrine, acha tão 'simples', mas que na verdade envolve uma produção enorme. Que por sua vez emprega centenas de pessoas a cada dia, que acabam por levar a renda e consumir, fechando assim o ciclo. Então pessoas, quando olharem algum jeans por aí, tentem imaginar o universo que existe dentro desta peça que foi uma bandeira de liberdade de expressão, levando à incorporação e sinônimo de vestimenta básica no século XXI.

2 comentários:

  1. Acabei de conhecer seu blog...já tava indo deitar (já são pouco maisa de 01:00 da manhã)...maaaaas, como sou uma viciada assumida em jeans, estava vendo umas imagens de no google, de jeans claro, e ae me chamou a att a moça de jeans em frente ao espelho que refletia um rapaz... Resolvi entrar e conhecer seu blog e ameei muito. Todo finalzinho de noite (horário que me sobra tempo) eu da uma passadinha pq quero ler "tudinho" que vc escreveu, pois pelo pouco que já li, podes crer meu caro, gostei bastante. Sou artista plástica e minha filha é estudante de moda...tem sido uma parceria muito gostosa, embora eu entenda de pincéis, mas adoro moda(n que eu manje muito do negócio),só que quando se trata de jeans...aff, é paixão desde a adolescência. Prazesão e um super bj. Já sou sua seguidora, visse?

    ResponderExcluir