quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Orgulho e nenhum preconceito

*um dos figurinos desenvolvidos para o carnaval de 2009


Mais uma vez, demorei mas voltei. Mas também com boa justificativa: trabalhando muito. É o que dizem (pelo menos ouvi em um filme outra vez), "quando sua vida pessoal estiver por um fio, avise-me de sua promoção". De certa forma faz sentido. Será que realização pessoal e profissional não podem andar juntas? Enfim. Sou da teoria das 3 tentativas e uma já se foi. Entao faltam apenas duas pra comprovar a hipótese - nada de negativismo. Deixando essas questões de lado, quero tratar nesse post de um tema visto com muito preconceito no universo da Moda: CARNAVAL. Sim, torcem o nariz quando ouvem algo relacionado a isso, mas eu vejo por outro ângulo. Sempre tive muito contato com o mundo do carnaval, pois venho do interior, de uma cidade onde essa festa reina há quase 100 anos. Assim, vejo nada mais que uma tradição, uma livre expressão de criatividade, em que tudo é válido. Adoro o carnaval de rua (desfile em si) pois não há nada mais instigante, pra mim, do que o desafio de destrinchar um tema e expô-lo ao público. Eis que fui convidado pela diretoria de uma escola de samba do interior de MG (após ter feito um pequeno trabalho do carnaval de 2009), a desenvolver o enredo e alegorias do carnaval de 2010. Fiquei extremamente feliz com o desafio e como simplesmente sou fascinado por história, debrucei-me em pesquisas e mais pesquisas. E não é que tudo caminhou de forma fantástica? Em dois meses estava com a pesquisa, enredo e alegorias todas esquematizadas. Ontem aconteceu a apresentação à diretoria e todos aceitaram com satisfação. Fiquei muito feliz e realizado. Porém, isso é só uma parte do trabalho, já que a execução começa daqui pra frente - e claro que a supervisão de tudo passa pelas minhas mãos, pura responsabilidade. Voltando à questão do preconceito, acredito que quem se encontra nessa visão errônea, não entende o verdadeiro significado desse trabalho fantástico. A possibilidade de criar um universo a parte, que é a vida de muitas pessoas, que é a paixão de tantas outras, que simplesmente toma vida nas duas horas em que o desfile acontece e justifica todo o esforço, suor e sangue doado pra se colocar um carnaval na rua. Há quem não goste, isso é fato. Cada um com seu gosto, porém sem desmerecer o trabalho alheio. Acredito no respeito, acima de tudo. Estou aprendendo a entrar no lado profissional da vida - finalmente.

Um comentário: